sexta-feira, 7 de maio de 2010

Câmara arquiva denúncia contra Sebastião Almeida
Juliana Aguiar Carneiro e Rodrigo Sousa
Da Redação

O esperado arquivamento do pedido de impeachment do prefeito Sebastião Almeida e de seu vice, Carlos Derman, foi obtido ontem, na Câmara, por 25 votos contra oito. A vereadora Otávia Tenório (PRP) foi a única ausência na votação.
Clique aqui para ver a galeria Clique aqui para ver a Galeria
Highslide JS
Confira imagens do protesto
Os vereadores que votaram contra o arquivamento do pedido de impeachment foram: Alan Neto (PSC), Eduardo Kamei (PSDB), Geraldo Celestino (PSDB), Romildo Santos (PSDB), Índio de Cumbica (DEM), Vitor da Farmácia (PSDC), Ricardo Rui (PPS) e Zé Mário (PTN).
A sessão transcorreu sob pressão de manifestantes contra e a favor do prefeito, dentro e fora do recinto da Câmara. Alguns deles jogaram pedaços de pizza nos vereadores. Outros jogaram moedas. Desta vez, no entanto, não houve brigas no plenário.
Embora a oposição tentasse atrasar a votação, em nenhum momento o bloco do governo perdeu o controle dos trabalhos, como havia acontecido na tarde de quinta-feira, quando a sessão terminou em meio a uma confusão generalizada envolvendo vereadores e manifestantes pró e contra a cassação.
Os vereadores petistas foram orientados a não se manifestar na tribuna, o que poderia acirrar os ânimos dos manifestantes favoráveis ao impeachment.
A oposição começou a fazer barulho cedo.
Chamados de “acorrentados”, um grupo de jovens militantes contra o PT iniciou seu protesto por volta das 7h de ontem.
Com narizes de palhaço, faixas e pedaços de pizza, o grupo andou por toda a região central da cidade, com carro de som.
Segundo o designer gráfico Caique Marcatti, 24 anos, o objetivo do protesto era pressionar os vereadores a votar contra o relatório que pedia o arquivamento das denúncias sobre a ONG Água e Vida, entidade fundada pelo prefeito antes da eleição de 2008.
“Não estamos aqui para pedir o impeachment e sim para exigir a apuração de todas as denúncias que foram apresentadas”, disse Marcatti.
Por volta das 11h20, uma fila de 50 pessoas já se formava em frente à Câmara, no centro.
Às14h, a fila já contava com cerca de 300 pessoas que aguardavam a liberação da entrada. Grupos de jovens militantes do PT também estavam presentes. “Não há nada que se prove contra o prefeito. Eu acredito que a democracia deve ser feita”, disse o estudante Wilson Souza, de 24 anos.
Dentro do plenário, o clima era de arquibancada em dia de jogo. Do lado direito, os que apoiavam o prefeito; do lado esquerdo, a oposição.
Os militantes do PT assistiam aos discursos dos vereadores calados. Já os manifestantes contra o prefeito gritaram em coro durante toda a sessão.
Só depois do último voto pelo arquivamento das denúncias é que os petistas comemoraram. Gritaram: “Almeida amigo, o povo está contigo”.

Um comentário:

  1. E os Vereadores que votaram para arquivar a representação dizem: "A verdade apareceu." QUAL É A VERDADE?

    ResponderExcluir