quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

redução de 71% na criminalidade


Novo comando do 15º BPM consegue redução de 71% na criminalidade
André Rosa - Foto: Silvio César 02/12/2009 08:29

Criminalidade em Guarulhos reduz 71%, afirma novo comando do 15º Batalhão Tenente-coronel Ernesto Carlos da Costa assumiu dia 1º de junho deste ano. Há exatos seis meses à frente do comando do 15° Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Guarulhos, o tenente-coronel Ernesto Carlos da Costa, 49 anos, comemora a diminuição significante de 71% no total das principais ocorrências registradas na área de sua incumbência. Com total disposição e semblante simpático, Costa recebeu a reportagem do Guarulhos Hoje para um balanço do primeiro semestre na administração do principal batalhão da cidade, pelo fato de atender mais da metade populacional de Guarulhos.

Quando tomou posse em 1° de junho deste ano, o tenente-coronel disse ter três prioridades à frente do batalhão: diminuir os índices de criminalidade, aproximar a PM da comunidade e intensificar as ações de combate à corrupção dentro da corporação. A primeira destas, já pode ser comemorada. Só para se ter uma ideia de junho a novembro do ano passado foram registradas 7.073 ocorrências entre os principais delitos [homicídio, furto, roubo, estupro e latrocínio] praticados na cidade.

Este ano - no mesmo período - foram 4.137. "O apoio e a participação da sociedade junto à polícia foram preponderantes para a queda dos índices de criminalidade", ressaltou Costa que durante oito anos foi integrante da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar).

Sorocabano, formado em Direito e que há cinco anos reside em Guarulhos, Costa também destaca uma inovação no seu comando que contribuiu para a queda dos números das ocorrências. "Fizemos um cadastro completo dos guardadores de carro, pelo fato de não haver um controle específico desse tipo de ofício. Durante o cadastro, descobrimos pessoas com problemas na Justiça, sendo tomadas as devidas providências. Com isso, conseguimos uma significante redução nos índices de furto e roubos de pessoas e veículos", constatou.

Em números, furto e roubo de veículos, além de roubo de carga, a diminuição foram de 106%, 126% e 106%, respectivamente. Os números que mais abaixaram, foram os de assalto a bancos: apenas dois registrados de junho a novembro deste ano, contra 26 no mesmo período do ano passado, uma queda de 300%.

Dentre estas baixas nos índices, Costa fez questão de frisar os números de prisões em flagrante ocorridos durante o seu mandato: 404 ocorrências registradas nas delegacias com 505 pessoas detidas por militares do seu batalhão. "Nunca se prendeu tantas pessoas em flagrante como atualmente. Isso se deve ao trabalho da minha equipe em conjunto com a Polícia Civil, com destaque, à equipe do delegado titular do 1º Distrito Policial (DP), Wilson Baccan Júnior".

Companhias - Questionado sobre as condições inadequadas das quatro companhias (Cias) da PM - compreendidas na área de incumbência do batalhão - o coronel afirmou que já foi solicitada a construção de novas instalações . Segundo ele, até meados de junho do ano que vem, os policiais contarão com uma infraestrutura adequada. "Tivemos o aval do prefeito Almeida e contaremos com o apoio de empresas privadas. A prefeitura doará os terrenos e as empresas ajudarão na construção", ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário