terça-feira, 19 de outubro de 2010

Geraldo Alckmin reafirma compromisso com o Trem de Guarulhos

Geraldo Alckmin reafirma compromisso com o Trem de Guarulhos
Luiz Roiz
Da Redação do DIÁRIO DE GUARULHOS

O governador eleito de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), reafirmou hoje, por meio de sua assessoria, que está mantido o compromisso de construção do Trem de Guarulhos, a chamada Linha 13-Jade, em projeto a ser construída pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que interligará o Brás à estação Zezinho Magalhães, no Parque Cecap, ao custo de R$ 1 bilhão, via parceria público-privada.
A declaração desfaz um mal-entendido surgido depois de o governador Alberto Goldman ter declarado ontem que o governo estadual iria abandonar, “ao menos por enquanto”, o projeto do Expresso Aeroporto (trem que teria uma estação no Centro da capital e seguiria direto até o Aeroporto de Guarulhos), em função da indefinição do governo federal quanto à construção do 3º Terminal do Aeroporto de Guarulhos, em Cumbica.
Segundo Alckmin, o Trem de Guarulhos e o Expresso Aeroporto são projetos que podem ser tocados de forma independente, embora tenham características complementares.
Desde o início do ano Goldman vinha afirmando que o Expresso dependia da demanda, que por sua vez resulta da ampliação das instalações aeroportuárias. Anteontem, chegou a admitir que o governo estadual teve de suspender o edital devido ao desinteresse do mercado. “As empresas não sabem qual vai ser a demanda do Aeroporto de Guarulhos”, disse o governador em visita à cidade para vistoriar as obras do corredor de ônibus entre o Taboão e o bairro do Tucuruvi, na capital.
O projeto do Trem de Guarulhos prevê uma linha ferroviária moderna, que sairá do Brás, na capital, integrando-se ao metrô, e que seguirá pela Linha 12 da CPTM (São Paulo-Poá) e chegará ao Centro de Guarulhos e ao Parque Cecap.
Ainda segundo Alckmin, há dois fatores que podem interferir com o Expresso Aeroporto. Um é a edificação do 3º Terminal, em Cumbica, e outro a construção do Trem Bala, projeto do governo federal que prevê uma ligação entre Rio e São Paulo com uma estação em Guarulhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário